UA-163577615-1
 

ESTUDO DE VIABILIDADE NO SETOR DE COSMÉTICOS: INVISTA DE FORMA SEGURA

O estudo de viabilidade de produtos consiste em analisar fatores relacionados ao mercado para definir se esse produto terá uma boa aceitação por parte do público alvo da empresa, ou seja, se ele atenderá as necessidades do cliente e se será notável perante o mercado.



Segundo especialistas, o mercado da beleza teve um aumento de 7,5% no ano de 2015, tornando-se então um negócio bastante promissor, trazendo bastante lucro para aqueles que optam por inovações em meio a vasta gama de produtos cosméticos. Porém, para que se tenha um novo produto promissor, não é conveniente apenas lança-lo no mercado e sim, ter uma garantia de sucesso a curto ou longo prazo, com o estudo de viabilidade desse produto.


Portanto, fazer esse estudo não é um processo simples, se você pretende aumentar suas chances de sucesso, vale a pena avaliar a viabilidade do seu produto.


CARACTERÍSTICAS DO ESTUDO VIABILIDADE


  • Conhecer a viabilidade de um produto ou serviço

  • Investigar e conhecer o público alvo

  • Identificar a visão do público-alvo sobre o protótipo do produto

  • Verificar a demanda do produto

  • Conhecer as características da área



COMO FAZER UM ESTUDO DE VIABILIDADE?


Para começar a avaliar a viabilidade de algum produto no mercado, é preciso ter alguns pontos bem esclarecidos:


  • VALIDAÇÃO DO PROBLEMA


É preciso avaliar se existe alguma demanda que justifique a existência do produto. Uma maneira prática e efetiva para se fazer isso é a entrevista com seus clientes. Através dela, você poderá ser atestar se o problema que o seu produto irá resolver realmente existe e se seu cliente pagaria por ele.




  • INFORMAÇÕES


É importante reunir todas as informações sobre o projeto a ser desenvolvido, para avaliar a viabilidade do produto. Informações sobre produtos semelhantes e já comercializados, os custos que serão empregados nos projetos entre outras informações importantes.





  • MARCA E PÚBLICO ALVO


Também é de extrema importância analisar o alinhamento da visão que o seu público irá ter do seu produto com sua marca. Lançar um produto novo sem atender as expectativas e gostos de seus clientes poderá causar insatisfações.

Sobre o público alvo, é necessário entender quem será o publico alvo do seu produto e se existe mercado naquele lugar em você deseja vender.



  • MERCADO


Analisar o mercado em que você atua se torna crucial para se fazer um estudo de viabilidade. É por meio dessas análises que será possível entender as demandas e necessidades dos clientes, entender como os concorrentes está lidando com a falta ou a venda de um produto semelhante.




ESTUDO DE VIABILIDADE TÉCNICA


A partir do estudo de viabilidade do produto, é possível descobrir se o produto irá ter uma boa aceitação e atrair cliente, e se ele terá uma continuidade no mercado.

Com a viabilidade técnica, torna-se possível descobrir se a equipe será capaz de realizar e desenvolver o produto e entregar o serviço.

A equipe deverá criar todo o escopo do projeto e determinar toda a jornada de uso do produto, as tecnologias que serão precisas e apresentar uma estimativa de custo, afim de analisar se é possível desenvolver o projeto com os insumos disponíveis.


E você empreendedor(a) do setor de cosméticos que quer lançar um novo produto, mas ainda tem dúvidas a respeito de sua viabilidade no mercado, a PROJEQ pode te ajudar. Entre agora em contato conosco e marque sua reunião de diagnóstico GRATUITA.


Posts recentes

Ver tudo