UA-163577615-1
top of page

Estratégia para o Planejamento da páscoa com Análise SWOT

Análise SWOT é uma ferramenta de gestão que serve para analisar cenários de um projeto, de forma a direcionar melhor a equipe que está realizando. Geralmente, é utilizada pelas empresas antes de implementar algo novo ou ao realizar o planejamento estratégico.


SWOT é a sigla composta pelas iniciais das palavras Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças). Em português, muitas pessoas a chamam de análise FOFA (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças).


Vale ressaltar que é separada em análise interna e externa. Na interna, encontra-se as forças e as fraquezas, ou seja, os pontos positivos e negativos da empresa ou do projeto. Na externa, analisa-se as oportunidades e ameaças que o negócio pode encontrar, elas abrangem uma pesquisa de mercado, macroambiente político, econômico e social.


A matriz SWOT é formada por quatro quadrantes que compõe o ambiente interno e externo, como ilustrada abaixo:


O ramo alimentício é um ambiente no qual a análise SWOT pode ser implantada. Especificamente em datas comemorativas, como a Páscoa. A demanda aumenta significativamente nas docerias e confeitarias, sendo assim, faz-se necessário um planejamento prévio, visando uma perspectiva de toda a situação e facilitando o fluxo de atividades em sua empresa, de maneira eficaz e assertiva.


Confira agora essas dicas para utilizar essa ferramenta no seu negócio!


Passos para implantar a análise SWOT na sua empresa:


1. Faça uma análise dos fatores internos:

2. Faça uma análise dos fatores externos;

3. Avalie a viabilidade da demanda;

4. Execução.


A partir desses passos, você terá a matriz SWOT com as devidas informações. Tendo como objetivos:

  • Ajudar você a entender melhor o seu negócio;

  • Permitir que você aborde os fatores que precisam ser corrigidos;

  • Reduzir ameaças;

  • Oferecer mais oportunidades;

  • Permitir aproveitar melhor as forças;

  • Desenvolver objetivos de negócios e cria estratégias para alcançá-los.

É importante que as empresas sejam capazes de se adaptar rapidamente e aproveitar as oportunidades que a Páscoa oferece, implementando novas estratégias e inovações que permitam se destacar da concorrência e atender as demandas dos consumidores.


Lá vai algumas dicas de ouro para o seu negócio:

  • Investir em tecnologia, pesquisa e desenvolvimento para criar novos produtos e sabores que atendam às expectativas dos consumidores;

  • Além de oferecer uma ampla variedade de produtos, ofereça promoções e descontos especiais na compra de produtos de Páscoa;

  • Invista em embalagens atrativas e personalizadas que chamem a atenção dos clientes;

  • Utilize as redes sociais e outras plataformas digitais para divulgar seus produtos e promoções de Páscoa. Crie conteúdos atraentes e criativos;

  • Ofereça produtos personalizados, degustações e brindes. Isso pode fazer com que os clientes se sintam especiais e únicos, além de experimentarem e comprarem mais.

Ficou interessado e pretende fazer planejamentos melhores na sua empresa, a análise SWOT vai te ajudar a alcançar os seus objetivos. Agora se você não sabe por onde começar, a PROJEQ é especialista em gestão e pode te ajudar, entre em contato conosco e marque seu diagnóstico gratuito.



0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page