UA-163577615-1 ESTOQUE: COMO O PROCESSO IMPACTA A LOGÍSTICA!

ESTOQUE: COMO O PROCESSO IMPACTA A LOGÍSTICA!


Diante do cenário de pandemia que vivenciamos hoje, o mercado está buscando adaptação para o enfrentamento desse vírus, com isso muitos estabelecimentos têm que se reinventar e se organizarem mais do que nunca para não deixarem de existir, e trabalharem de acordo com a demanda.

A princípio é necessário entender a fundo o seu tipo de negócio, ter um processo estruturado e dados precisos é fundamental para organizar a casa e definir quais caminhos seguir. Estoque consiste no armazenamento de produtos em um sistema de fabricação, sejam esses com finalidade de uso na produção ou destinados ao consumidor final, e pode ser um dos ativos mais valiosos para a empresa. Nos setores de varejo, manufatura, food service e outros, os insumos e os produtos acabados representam a essência do negócio e má gestão de estoque pode comprometer, inclusive, a sobrevivência do empreendimento.

Por esse e outros fatores, o gerenciamento de estoque é de grande importância para todas as empresas, independentemente de seu porte. Ficar ciente do seu custo de produção, da margem justa de lucro para cada item, a hora certa de reabastecimento de determinada mercadoria, o tempo de prateleira, a necessidade e momento de compra e produção, além da organização do material armazenado facilitando a acessibilidade, é essencial para a manutenção das atividades trazendo praticidade e agilidade na realização da tarefa que pode ser complexa e muito delicada.

Um exemplo de sistema organizacional que retrata uma filosofia de administração, é o JIT(Just In Time) que vai além da produção e da logística de um negócio, ele impacta todos os envolvidos na cadeia de produção, venda e compra de um produto, com gestão de produção que determina de forma calculada que nada deve ser produzido, transportado ou comprado fora de hora, trata-se da produção enxuta da TOYOTA, propõe qualidade, eficiência, comprometimento e uma melhoria de processo continua, com a padronização de processos e uma criação de políticas modernas, reduzindo estoques e atendendo a demanda de seus clientes, que recebem os produtos no tempo correto.

Ao contrário do que se pensa, ter organização do estoque não é perda de tempo, independente do ramo de atuação, ela é essencial à sua sobrevivência financeira, pois além de auxiliar no aproveitamento do espaço físico do local, aumentar a eficiência produtiva dos trabalhadores e atender a demanda, evita prejuízos com produtos que ficarão guardados por muito tempo, e organiza o capital para trabalhar com seu dinheiro disponível. Fazer um bom controle de estoque não é uma tarefa fácil, uma vez que envolve trabalhos complexos, de modo que, as formas de gestão são variadas de acordo com a demanda e o tipo de estoque com o qual o empreendimento lida.

Você está tendo dificuldade na hora de controlar o seu estoque? Tem dúvidas qual melhor método de gerenciamento para o seu estabelecimento? A PROJEQ pode te ajudar. Trabalhamos com soluções em Engenharia química e química industrial capazes de alavancar o seu negócio. Ficou interessado? Entre em contato com a gente e agende já uma reunião!

CONTATO

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle

UFPB Campus I, Castelo Branco, João Pessoa - PB | +55(83) 9 9632 2500 | contato@ejprojeq.com