UA-163577615-1
top of page

Economia garantida: Ganhos de uma gestão sustentável de resíduos em sua empresa


O aumento populacional, os problemas ocasionados pelo lançamento de resíduos no meio ambiente e a ausência de ações corretivas mostram o ineficiente gerenciamento de resíduos que segue em pleno ano de 2023. Em relação aos compromissos globais, o atual cenário representa um alerta: faltam apenas 7 anos para que os objetivos da agenda de 2030 da Organização das Nações Unidas sejam cumpridos, sobretudo, em relação ao desenvolvimento eficiente mediante gestão e controle adequados dos recursos naturais e dos impactos gerados.


De acordo com a 12ª meta e a Lei 12.305/2010, todas as organizações devem ter e exercer políticas apropriadas de gestão de resíduos. Em discordância, são deveres e obrigações ainda não consolidados na sociedade empresarial brasileira. Segundo órgãos especializados, anualmente dezenas de toneladas de lixo são geradas e descartadas inadequadamente por micro, pequenas e grandes empresas. São limitadas as iniciativas que prezam a sustentabilidade e valorizam o destino correto de seu lixo. Reverter este ciclo vicioso é necessário.


Sob consultoria e orientação especializada, investir em ações mais limpas em seu negócio possibilitam a conquista de uma série de benefícios. Redução de custos com processamento e destinação de resíduos; diminuição de gastos com matérias primas e equipamentos; ganhos em higiene e limpeza das instalações; certificações (ISO’s 14.000 e 14.001) e premiações de empresas “verdes”; e valorizações consideráveis no valor da sua marca estão figuradas como algumas das numerosas vantagens.


Mais do que ações para potencialização de empreendimentos, é evidente que a responsabilidade ambiental é inerente a todos. Como visto, a lei é clara e objetiva, levando penas de natureza civil e administrativa para negócios que a descumprirem. Os cuidados com processos são passos imprescindíveis que a PROJEQ está a mais de 7 anos acompanhando e desenvolvendo no mercado brasileiro. Mas, como nós te auxiliaremos no meio ambiental? Segue abaixo a nossa solução ideal.




Apresentamos o PGRS – Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos. Através desse documento técnico e de valor jurídico, é possível descrever procedimentos que a sua empresa já pratica, como também dispor de quais atividades deverão ser adotadas quanto ao gerenciamento dos resíduos em segregação, armazenamento, coleta, transporte, tratamento e destinação. Sejam para serviços de saúde, construção civil, alimentação ou qualquer outro tipo de segmento, o PGRS abordará: descrição do empreendimento ou atividade; os responsáveis de cada etapa do gerenciamento; levantamento de metas e ações preventivas; medidas saneadoras; revisões constantes desses processos. Dentre outras ações que garantem eficiência ambiental no seu negócio.


Fechado com o compromisso ambiental? Com uma equipe capacitada e atualizada, a PROJEQ te ajudará a conquistar novos horizontes no mercado. Para mais informações, entre em contato conosco e marque logo seu diagnóstico gratuito!


Posts recentes

Ver tudo
bottom of page