UA-163577615-1
top of page

Dicas e Tendências Para a Páscoa em 2022

Há muito tempo se sabe que o chocolate está, literalmente, na boca dos brasileiros. No período de páscoa, então, o doce passa a ocupar um lugar de destaque nos mercados, nos lares e nas mídias digitais. Não obstante, para confeiteiros e docerias, é o momento ideal de inovar e trazer mais visibilidade e lucro para o seu negócio.


Com a pandemia, observou-se um crescimento impressionante no comércio online, pressionado principalmente pela busca por segurança, conforto e praticidade. Assim, uma boa opção para quem pretende lucrar nesta Páscoa é criar uma loja ou vitrine virtual, com o intuito de exibir seus produtos, aumentar a visibilidade e alcançar novos clientes, sem esquecer, obviamente, de procurar e organizar formas de possibilitar uma experiência segura e confortável, seja por meio do delivery, da entrega rápida ou da retirada.


Outro ponto a ser analisado é o desenvolvimento de novos produtos: conforme a demanda aumenta e o mercado de chocolates se expande, os consumidores costumam ficar cada vez mais exigentes e é necessário inovar, tanto para atender as expectativas que surgem quanto para não acabar ficando para trás. Assim, os produtores devem se atentar para apresentar produtos que traduzam, na medida do possível, as vontades dos clientes.


Os ovos de Páscoa, por exemplo, continuam sendo os queridinhos dos brasileiros nesta época do ano. Os ovos gourmet, de colher e de pote têm chamado maior atenção do público nos últimos anos e continuam sendo fortes tendências para este ano. No entanto, é preciso variar o cardápio. Embora os sabores tradicionais continuem sendo bastante ambicionados, a criatividade e a inovação são fatores determinantes para quem melhor atrai o público. Para isso, grandes apostas são a adição de sabores da Terra, frutas regionais e outras variações da culinária local, que possibilitam, antes de mais nada, forte identificação; seguida da cozinha afetiva, representada por outros tipos de sobremesas que estão diretamente relacionadas às memórias afetivas do público, como o bolo de cenoura, quindim, pudim, etc.


Seguindo a lógica, é importante também avaliar a demanda de nichos específicos. Com o aumento das discussões sobre saúde e inclusão, é interessante repensar em produtos que possam casar com outros perfis de consumidores, como os veganos, intolerantes e alérgicos, diabéticos e idosos, além de trazer produtos que estejam de acordo com a realidade de cada brasileiro, como o ovo tamanho família, que é uma boa opção para quem quer dividir um momento (e um bom ovo de Páscoa com a família) sem ter que gastar muito com isso. Assim, é importante investigar o gerenciamento de produtos para os mais diversos tipos de perfis e públicos.


Outras variáveis a serem examinadas são os formatos e as embalagens. Antes de mais nada, formas e cores que brincam com a imaginação sempre se destacam no meio do mercado tradicional. Para as crianças, é ideal pensar em ovos com formatos variados, por exemplo, coelhos, cenouras, decorados, entre outras formas de brincar com a confeitaria, adicionando confetes, granulados coloridos, ou investindo numa embalagem que possa chamar a atenção dos pais (e dos pequenos). Deste modo, é essencial pesquisar o que está em alta no momento, como animações (Encanto e Luca) e filmes de Super-heróis (Homem-aranha e Batman).


Ainda, para quem deseja ir ainda mais a fundo, é possível investir em embalagens mais sustentáveis e econômicas, trocando, sempre que possível, o plástico pelo papel, sem esquecer de dar aquele ar decorativo especial, que gera maior valor agregado ao produto. Por último, mas não menos importante, uma forte tendência são os ovos com memes/frases em contextos dinâmicos. Você já deve ter visto por aí algum bolo de glacê com desenho e uma frase irônica em cima, não é mesmo? Que tal trazer isso para sua cozinha e colocar a ideia dentro do seu ovo?


Você se interessou, mas não sabe como fazer? A PROJEQ pode te ajudar. Para tal, oferecemos os serviços de Desenvolvimento de Produtos e Otimização de Processos, é só mandar uma mensagem que marcamos uma reunião gratuita para explicar mais.

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page