UA-163577615-1
top of page

Como as Boas Práticas de Fabricação valoriza a sua produção de mel?



O mel é um alimento naturalmente saudável e nutritivo, sendo consumido e valorizado em todo o mundo. Especialmente no Brasil, a variedade de espécies de abelhas favorece a produção de méis únicos e saborosos. Prova disso é o crescimento da produção apícola brasileira: nos últimos 20 anos, mais que dobrou, passando de 24.028 toneladas para 51.507 toneladas, de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).


Para distribuição homologada do produto pelas normas da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), manter boas condições de fabricação do produto é essencial, a fim de minimizar os riscos associados à saúde dos consumidores, e valorizá-lo no mercado nacional e internacional – até a produção de mel artesanal de pequenos e médios apicultores tem crescido em exportações. Com controle de qualidade empregada, é possível se destacar frente a concorrência e conquistar o mercado consumidor.


Em vista disso, a PROJEQ te assegura, através do Manual de Boas Práticas de Fabricação, os requisitos necessários para que todas as propriedades benéficas do mel sejam garantidas no processo de fabricação. Entre a série medidas e procedimentos que abordamos no manual, destacamos:

  • Higiene: limpeza adequada e rigorosa de equipamentos, utensílios, materiais e instalações, com o objetivo de evitar a contaminação do mel por agentes microbiológicos indesejados

  • Acompanhamento de toda a produção: verificação e revisão de todos os passos da fabricação de mel, possibilitando a identificação rápida e necessária dos problemas relacionados aos produtos.

  • Armazenamento adequado: o mel deve ser armazenado em condições favoráveis para que sejam mantidos seus aspectos físicos e químicos naturais. Questões como temperatura, umidade e iluminação devem ser controlados – efeitos indesejados, como formação de cristais, podem vir a ocorrer em virtude da ausência desses critérios rigorosos.

  • Capacitação dos funcionários: capacitamos os colaboradores com treinamentos adequados que garantem a aplicação correta dos pontos de melhoria levantados no Manual de Boas Práticas de Fabricação.

Adotar e seguir essas práticas demonstram mais ainda o compromisso dos apicultores com a excelência do produto e a satisfação do cliente, bem como fortalece a imagem da empresa produtora – assim como no Brasil, não seguir essas normas pode levar a consequências legais e prejuízos financeiros imensos ao negócio.


Então, entre logo em contato com a PROJEQ, marque uma reunião totalmente gratuita e não perca a oportunidade de adoçar mais ainda o mercado consumidor com o seu mel.

PROJEQ – Propondo soluções, transformando o mundo!

0 comentário

Commenti


bottom of page