UA-163577615-1

BOAS PRÁTICAS DE FABRICAÇÃO NA DETERMINAÇÃO DA QUALIDADE DO SEU ESTABELECIMENTO

Atualizado: Abr 4


O que é?


As Boas Práticas de Fabricação são cuidados e medidas que devem ser tomados no momento da fabricação dos produtos, para garantirem aos consumidores que eles estão consumindo algo que foi inspecionado e aprovado pelo órgão que regulamenta a produção, que é a Anvisa. Isso faz com que uma indústria se torne muito mais confiável e tenha controle sobre o que é produzido e ofertado aos clientes.

Diversas doenças, por exemplo, podem ser transmitidas através dos alimentos quando a indústria responsável pela fabricação não atende as BPF. Então, podemos responder a essa simples pergunta sobre o que são as BPF, concluindo que são as práticas que devem ser adotadas pelas indústrias com o objetivo de garantir a qualidade dos produtos. Essas práticas mudam, obviamente, de acordo com os setores de fabricação.


Qual a importância?

As Boas Práticas de Fabricação é o que garante que os consumidores possam ter alimentos de alta qualidade, selecionados e que atendem a todas regras no que se refere aos padrões de excelência na fabricação. Todas as normas que fazem parte das BPF foram elaboradas para que o consumidor tenha uma garantia sobre o que está comprando e consumindo. Assim, respeitar as normas trata-se de uma obrigação das indústrias para que possam oferecer os melhores produtos aos clientes.


Princípios Básicos:


· Definir passo a passo os procedimentos de produção, os quais estejam em conformidade com as práticas de BPF de modo controlado e consistente.


· Seguir tais procedimentos minuciosamente, para evitar contaminações, misturas e erros.


· Documentar todo procedimento feito em uma produção, a fim de haver conformidade e traçabilidade.


· Verificar se as normas estão sendo seguidas, para validar o trabalho.


· Promover adequados maquinário e edificações, a fim de integrar produtividade, qualidade do produto e segurança do trabalhador.


· Fazer a manutenção apropriada da área e dos equipamentos.


· Poder definir, desenvolver e demonstrar claramente a competência do trabalho executado.


· Proteger produtos contra contaminação através de boas práticas de higiene diárias.


· Gerar qualidade ao produto através do controle sistemático dos materiais (produção, empacotamento, etiquetamento, testagem, distribuição e marketing).


· Conduzir auditorias periódicas, a fim de verificar a consistência dos métodos de produção (conformidade e performance).


Como a Projeq te ajudaria nisso?


A Projeq, empresa júnior de engenharia química, pode te oferecer serviços e projetos diretamente relacionados as boas práticas de fabricação; voltadas claro ao setor alimentício que é onde de fato tem-se o maior número de buscas. Atendendo assim, as normas estabelecidas pela ANVISA, a Projeq busca a consolidação dessas práticas nos estabelecimentos não de uma forma momentânea mas visando resultados contínuos e ainda, a satisfação primordial dos seus clientes.




CONTATO

  • Instagram - White Circle
  • LinkedIn - Círculo Branco

UFPB Campus I, Castelo Branco, João Pessoa-PB, +55 83 8206-1669- contato@ejprojeq.com

CNPJ: 23793980000122