UA-163577615-1
top of page

Agregando qualidade ao processo de análise de água através da aplicação de POPs

Um Procedimento Operacional Padrão (POP) trata-se da organização das etapas de uma tarefa ou processo em um documento, visando minimizar erros e garantir a padronização do procedimento. Dentro de laboratórios, a presença dos POPs está por toda parte, evidenciado pela necessidade de seguir um passo a passo desde a utilização de EPIs até a realização da análise química. Dessa forma, a aplicação desses procedimentos para a verificação da qualidade da água se mostra fundamental, visando garantir os parâmetros previstos na lei. Neste artigo serão listadas e discutidas algumas das vantagens dessa aplicação.


1.       Padronização do Procedimento

Primeiramente, deve-se saber que os parâmetros relacionados à potabilidade da água são regulamentados pelo Ministério da Saúde através da Portaria GM/MS nº 888/2021. Sendo assim, entende-se que garantir a padronização e consistência das análises torna-se imprescindível para estar dentro dos parâmetros. Logo, a criação deste documento garante a consistência nos procedimentos, juntamente com a capacidade de reprodutibilidade por qualquer colaborador devidamente treinado através dos POPs.


2.       Garantia da Qualidade e Segurança

Com o detalhamento da análise a ser realizada, é garantida a execução correta do preparo de amostras, manipulação dos reagentes, uso dos equipamentos necessários, limpeza correta de vidrarias, para evitar contaminações, e instruções de segurança. Com isso, a redução de erros humanos e exposição a acidentes são minimizados.


3.       Documentação

Por fim, no documento também é possível de esclarecer formas de documentar os resultados obtidos nas análises a fim de obter um histórico para possíveis investigações, estudo de tendência da qualidade da água, problemas recorrentes e entre outros.


Com isso, observamos que a aplicação de POPs garantem a qualidade dentro dos procedimentos das análises de água, evidenciando a necessidade de sua padronização para minimizar erros e garantir que estão dentro dos parâmetros estabelecidos pelo Ministério da Saúde.


Você se interessou em agregar qualidade através d a aplicação dos POPs com foco em análises de água? A PROJEQ oferece o serviço! Basta mandar uma mensagem que marcamos uma reunião gratuita para explicar mais.

0 comentário

Comments


bottom of page