UA-163577615-1
 

5 Benefícios de Padronizar seu Processo


Imagine um restaurante com uma certa quantidade de funcionários na cozinha, cada um responsável por uma etapa da produção. Num certo dia, um deles precisa faltar ao trabalho. O que garante que o que será feito nesse dia será o mesmo que nos dias anteriores? Se você pensou em um Procedimento Operacional Padrão (POP), acertou!

Casos como esse evidenciam ainda mais a necessidade de um estabelecimento ter uma produção padronizada, porém, sua importância vai muito além desse exemplo. É de suma importância para manter a conservação e qualidade dos alimentos, e a falta deles podem trazer prejuízos financeiros para seu negócio! Sendo assim, separamos 5 benefícios de ter um processo de preparo padronizado no seu estabelecimento.


1. Maior eficiência e agilidade no preparo dos alimentos

Ao padronizar as operações, as chances de desvios, falhas e erros são minimizadas, pois no documento estará descrito com exatidão a quantidade de ingredientes que serão utilizados e o modo de preparo dos alimentos, isso evita boa parte das dúvidas e erros de funcionários. Vale destacar que, é interessante fazer o acompanhamento constante dessas etapas de produção, para analisar possíveis melhorias na velocidade de preparo. Além disso, outras metodologias podem ser adotadas, como os 5S.


2. Etapas bem definidas