UA-163577615-1
 

3 Motivos do Porquê Você Precisa de Planejamento de Layout

O planejamento de Layout, se trata de um estudo da área de construção para a determinação efetiva dos equipamentos de produção e seu posicionamento de forma estratégica e adequada, sendo uma das fases mais importantes quando se planeja abrir um negócio, independente da área de atuação, um bom planejamento é capaz de solucionar problemas a curto e longo prazo e trazer uma série de benefícios como: a otimização do seu espaço de construção, evitar problemas no fluxo das tarefas, além de ajudar na precaução de acidentes no ambiente de trabalho.


Otimização do espaço de construção

Um dos objetivos principais do planejamento de layout é oferecer uma organização efetiva do espaço em que se pretende instalar a empresa/produção, criando uma área que possa cumprir com todos os requisitos da produção, e ofereças os fatores qualitativos ideais para a operação e movimentação de funcionários e cargas em todo espaço de trabalho, garantindo entregas de maior qualidade e consistência dos processos. Além disso, o estudo prévio do local onde se pretende instalar a produção ajuda na determinação dos melhores equipamentos a serem instalados dada a realidade em análise, identificando as possíveis restrições que o local aplica.


● Evitar problemas no fluxo de tarefas:

Locais de produção bem planejados permitem que se tenha um maior aproveitamento do tempo de produção, pensar estrategicamente quanto a alocação dos seus equipamentos permite que menos seja gasto, realizando o transporte dentro da área, além de evitar problemas de gestão devido a fluxo desnecessário de funcionários entre setores. Imagine por exemplo que o setor de embalagem de sua empresa seja localizado do lado oposto ao que faz a distribuição e transporte para os pontos de vendas? Nessa situação há um grave problema de alocação de recursos, para se evitar esse tipo de situação é importante o acompanhamento de profissionais competentes e aptos durante a elaboração da planta de seu negócio.


Precaução de acidentes no ambiente de trabalho: